Arquivos:

Paraíba

Criança de dez anos tem morte investigada com suspeita de coronavírus, na Paraíba

Foto: Divulgação

A morte de uma criança de dez anos, nesta quarta-feira (25), no Hospital e Maternidade Caçula Leite (HMCL), de Conceição, na Paraíba, está sendo investigada como suspeita de coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ela deu entrada na unidade de saúde com uma desidratação extrema.

Duas horas depois de chegar ao hospital, o quadro clínico da criança evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. O óbito foi constatado às 9h38 da quarta-feira. O hospital seguiu os protocolos e orientações do setor de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), coletou a amostra de material pelo método naso e orofaríngeo e encaminhou ao Lacen-PB, em João Pessoa.

A SES confirmou que o caso foi notificado no laboratório e está em investigação para o coronavírus, aguardando resultado do exame. Com essa nova suspeita, a Paraíba aguarda o resultado de dois exames para confirmar ou não a morte por coronavírus. Quatro mortes suspeitas já foram descartas.

Paraíba

Paraíba registra terceiro caso confirmado de coronavírus, diz SES

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou na manhã desta terça-feira (24) o terceiro caso confirmado de coronavírus na Paraíba. A paciente se trata de uma mulher, 31 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para São Paulo no dia 14 de março.

Ela retornou a João Pessoa no dia 16 de março. Ao apresentar os primeiros sintomas, entrou em contato com a SES, que procedeu com a testagem para a Covid-19. A paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela vigilância municipal, de acordo com SES.

Os outros dois casos confirmados na Paraíba são de um homem de 60 anos, morador da cidade de Igaracy, a cerca de 454 km de João Pessoa, no Sertão paraibano, e de um outro idoso, também de 60 anos, morador de João Pessoa.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a paciente está bem clinicamente. “Ela pertence aquele grupo de 80% das pessoas com coronavírus que evoluem com sintomas de uma síndrome gripal, sintomas leves que regridem espontaneamente”, comentou.

Paraíba

Governo da Paraíba também suspende aulas e recomenda cancelamento de eventos por 90 dias

Foto: Divulgação

O Governo da Paraíba decretou a antecipação das férias escolares em todas as escolas da rede estadual de ensino como medida de prevenção a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O decreto com esta e outras medidas foi lido pelo governador João Azevêdo (Cidadania) na manhã desta terça-feira (17) em uma coletiva de imprensa.

Conforme o decreto, as férias escolares começam na quinta-feira (19) e vão até o dia 18 de abril. O documento também traz uma recomendação para que as escolas municipais e particulares do estado adotem a mesma medida.

Entre as principais medidas estão: a suspensão do atendimento presencial ao público externo nas repartições públicas estaduais, observadas as recomendações médicas de prevenção ao Covid-19, devendo-se dar preferência ao atendimento por telefone e e-mail; a determinação de que os servidores do estado, maiores de 60 anos, exceto os vinculados à Saúde e Segurança Pública, executem suas atividades por via remota – home office – videoconferência; e a antecipação do período das férias escolares de toda rede pública estadual de ensino de 19/03/2020 até 18/04/2020.

Paraíba

Açude de Coremas na Paraíba aumenta 80 centímetros d’água

Barragem Coremas localizada na Paraíba – Foto: Divulgação

O secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas, José Albertino, informou que o Açude de Coremas, o maior manancial da Paraíba, aumentou 80 centímetros d’água e se aproxima dos três metros de recarga em todo o ano de 2020

Paraíba

Paraíba tem pelo menos 11 açudes sangrando nesta segunda-feira (16), diz Aesa

Açude sangrando na Paraíba – Foto: Divulgação

Pelo menos 11 reservatórios estão sangrando nesta segunda-feira (11), de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Entre os açudes que transbordaram estão os São José II, em Monteiro, no Cariri, e o Cachoeira dos Alves, em Itaporanga, no Sertão da Paraíba. Oito municípios registraram chuvas com mais 80mm nesta segunda-feira (11).

De acordo com dados da Aesa, o município em que mais choveu foi Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, onde foram registrados 165,5mm de precipitação. Em Igaracy, também no Sertão, choveu 141,2 mm, seguida por Pedra Branca, com 113mm. O reservatório de Bom Jesus em Carrapateira, está com um volume de 495.420 metros cúbicos, o que corresponde 144% de sua capacidade total.

Paraíba

Rio Piranhas transborda na zona rural de Cajazeiras

Foto: Divulgação

Após 60 milímetros de chuva na madrugada desta segunda-feira (17), o Rio Piranhas transbordou no trecho dos sítios Contas e Cajazeiras Velha, município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

De acordo com moradores ribeirinhos, as águas invadiram algumas plantações e causaram alguns prejuízos, mas nada de grave foi registrado envolvendo pessoas. Na cidade de Cajazeiras choveu mais 80 mm. O acumulado é o maior entre todos os municípios do estado. Só em 2020 já choveu 538 mm.

Por Robson Pires

Paraíba

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas para Paraíba

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 127 municípios nas regiões do Litoral, Cariri, Agreste, Brejo, Seridó e Mata paraibana. O alerta começou às 8h10 desta quinta-feira (13) e se estende até as 9h15 de sexta-feira (14), incluindo as cidades de Guarabira, João Pessoa e Campina Grande.

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm por hora até 50 mm por dia. Também podem ocorrer ventos intensos de 40 a 60 km por hora. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet recomenda aos moradores das cidades sob alerta que evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Quem quiser mais informações, basta ligar para Defesa Civil no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Paraíba

Companhia de abastecimento da Paraíba quer reajuste de quase 10% na conta em 2020

Foto: Divulgação

A audiência pública realizada nesta terça-feira (4) pela Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Capega) decidiu que a proposta de reajuste nas tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário a ser enviada para Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) será de 9,6%.

Se aprovada, o aumento representará R$ 3,64 a mais por mês para os usuários residenciais que consomem até 10m³ de água. Os novos valores só passam a vigorar após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, a proposta leva em consideração as últimas despesas dos serviços da Companhia, uma vez que o último reajuste aconteceu em 2018. O realinhamento tarifário pode entrar em vigor a partir de maio de 2020.

Paraíba

Tragédia: sem perceber, pai atropela e mata o próprio filho no Sertão paraibano

Uma tragédia abalou a população da cidade de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, na manhã desta quinta-feira, dia 29 de agosto.

Segundo informações, uma criança de aproximadamente 2 anos foi atropelada e morta acidentalmente pelo próprio pai, conhecido como Vando de Valério, quando ele dava marcha ré para manobrar um caminhão caçamba para trabalhar. O caso aconteceu no bairro São José.

Ainda segundo informações de amigos da família, o menino Márcio Ryan teria corrido para abraçar o pai quanto sofreu o acidente e morreu no local. O Samu ainda foi acionado, mas ao chegar no local constatou que a criança já estava em óbito.

Muita tristeza, comoção e remoço toma conta da família. Desesperado, o pai abraçava o corpo do filho sem acreditar no que aconteceu. Muita gente compareceu ao local, mas ninguém segurava as lágrimas. A população da cidade está em estado de choque por conta do acidente. Do Radar Sertanejo, Via Notícia da Serra!

O Diário Lajespintadense

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design: John Carlos
Programação: Caio Vidal
Suporte: Agi Comunicação
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!