Currais Novos » Música

O VERDADEIRO “SERESTEIRO DA NOITE”: curraisnovense é considerado o maior compositor sertanejo dos últimos tempos

Zé Fernandes compôs mais de 160 músicas.

Zé Fernandes compôs mais de 160 músicas.

Assistindo o Altas Horas deste sábado (31) e, como um dos artistas que se apresentou foi o cantor sertanejo Amado Batista, me lembrei de uma matéria que publiquei neste blog em 2010. Como em Currais Novos poucas pessoas sabem que um curraisnovense foi o responsável pelos grandes sucessos de Amado Batista e de outros sertanejos como Zezé de Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo, decidi procurar o texto e republicá-lo.

Confira:

Em pleno Seridó potiguar nasceu um dos maiores compositores de música sertaneja do Brasil. Segundo a pesquisadora Leide Câmara – autora do Dicionário da Música do Rio Grande do Norte, José Fernandes Hortêncio Sobrinho nasceu no município de Currais Novos, em 17 de abril de 1953. Com uma família de 16 irmãos e muito pobre, viajaram para a cidade mineira de Ituiutaba. Na época, Fernandes tinha dois anos de idade. De lá, tentaram a vida em Goiânia. O futuro compositor lavou carros, catou papelão, engraxou sapatos, trabalhou como servente de pedreiro e vendedor de garrafas e ainda dormiu em caixotes e canteiros de rua.

Desconhecido do público potiguar, José Fernandes foi capa dos maiores jornais de Goiânia. Manchetes estampavam: “O favorito das feras”, ou “O maior fenômeno da música sertaneja dos últimos anos”.

O compositor colecionou mais de 160 músicas gravadas que marcou a vida de muita gente, só Amado Batista regravou 63, entre elas: “Serenata” (que vendeu mais de 12 milhões de discos); “Princesa”, “Seresteiro da Noite”, “Aonde Está Você”, “Semente de Amor”, “Eu não Consigo te Esquecer”, “Separação”, entre outras. Zé Fernandes também era músico e integrou à banda de Amado Batista por oito anos tocando violão e guitarra.

Duplas sertanejas também ficaram conhecidas através das composições de José Fernandes. “Lágrimas do Coração”, “Quadro Negro”, “Casa-Separa”, “Quem é o Dono dos Seus Olhos”, “Maravilhas do Mundo” e “Mais Uma Vez Sozinho” gravadas por Leandro e Leonardo.

Deus”, “Linda Linda” e “Paraíso“, interpretadas por Zezé de Camargo e Luciano. Conhecido também como o Mago da arte de compor, sempre humilde ajudou muitas duplas sertanejas pequenas e outros compositores no início de suas carreiras.

José Fernandes, curraisnovense, personagem de uma história de vida fascinante, músico e poeta, um romântico incorrigível, um lutador que venceu a pobreza pelo talento projetando sua arte por todo Brasil, tornando-se um dos maiores compositores de música sertaneja do país, fazendo toda a nação cantar suas composições e mostrando o quanto a música potiguar é rica de compositores e instrumentistas. O mesmo faleceu em 26 de maio de 2008 aos 56 anos, vítima de problemas cardíacos.

Por ironia do destino, em 1997, o cantor Amado Batista veio com sua banda à Currais Novos fazer um show e o mesmo não aconteceu.

Em 1985 Amado Batista fez uma música em homenagem a José Fernandes, intitulada de “Amigo José” em homenagem a sua história de vida, mas só em 1998 lançou junto com um DVD. Veja:


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design: John Carlos
Programação: Caio Vidal
Suporte: Agi Comunicação
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!