Mídia

Entenda por que vestido que bombou na web pode ter cores diferentes

gg

A onda do “vestido de cores” diferentes tomou conta das mídias sociais.

A polêmica sobre a cor de um vestido numa foto compartilhada na internet virou um dos temas mais discutidos nas redes sociais, em especial no Twitter, onde virou um dos assuntos mais comentados mundialmente.

A discussão gira em torno de se ele é preto e azul ou dourado e branco. Parece algo fácil de responder, não fosse o fato de que praticamente metade das pessoas vê de uma maneira e o resto vê de outra.

O psiquiatra Daniel Barros, consultor do Bem Estar, explica que o cérebro interpreta as informações dentro de um contexto e faz ajustes de cor de acordo com a iluminação. “O vestido mostra que o nosso cérebro interpreta tudo como a gente quer. O vestido é o mesmo e o nosso cérebro toma liberdades”, explica o doutor Daniel.

Ele mostrou uma ilusão de ótica muito conhecida que mostra que quando vemos uma mesma cor com um contexto mais claro ou mais escuro à sua volta, automaticamente tendemos a achar que ela é mais clara ou mais escura. Com o vestido ocorre algo semelhante: cada pessoa interpreta o contexto da imagem de uma forma, acreditando que as cores são preto e azul ou dourado e branco.

Para provar essa explicação, o psiquiatra ainda mostrou três versões diferentes da mesma foto com a luminosidade alterada, fazendo com que o vestido apareça com três combinações de cores diferentes.

Quando visualizada em um smartphone, a percepção da cor do vestido também pode ser influenciada pelo tipo de tela do aparelho. Foi o que observou Ronaldo Prass, colunista de tecnologia do G1, em um teste feito com três pessoas, que observaram a foto do vestido em dois modelos diferentes de smartphone.

Entenda

A foto do vestido foi postada no Tumblr por um usuário chamado “swiked” na quarta-feira (25). Mas só após o site de entretenimento Buzzfeed perguntar a opinião dos leitores, na quinta-feira, que a dialética começou.

A publicação do Buzzfeed foi visualizada quase 22 milhões de vezes até a manhã desta sexta-feira. Uma pesquisa na publicação mostrou que 72% das pessoas acreditam que o vestido é branco e dourado.

G1

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design: John Carlos
Programação: Caio Vidal
Suporte: Agi Comunicação
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!