Brumadinho

Após seis meses de Brumadinho, CPI de MG tenta auxiliar no reparo de danos, que ainda deve levar anos

Há três dias de completar seis meses do desastre de Brumadinho, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o caso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Gustado Valadares (PSDB-MG), disse que neste momento o processo de investigações vai se concentrar em encontrar um “modelo de reparação” para o local.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, ele disse que a CPI está fluindo bem, mas que serão necessários anos para que o impacto do rompimento da barragem da Vale seja resolvido.

“Na nossa CPI, decidimos que iríamos trabalhar em três fases, e agora estamos entrando na do modelo de reparação. Estamos tomando como base o que aconteceu em Mariana, em 2015, para fazer esse processo. Chamaremos a população, pessoas diretamente envolvidas, a própria Vale, a fundação Renova [que foi construída na época de Mariana ainda atua na região], tudo para tentar criar algo que funcione”, disse.

O deputado estadual explica que ainda há muitos problemas para serem resolvidos. “Temos problemas no Rio Paraopeba, que é muito importante no nosso estado e corta vários municípios – todos apresentando problemas. Nesse caso, também estamos negociando com a Vale, através de intermediação do Ministério Público e o Comitê pró-Brumadinho do Estado soluções para esses problemas, mas é algo que vai demorar anos para que impacto ambiental seja resolvido”.

Valadares ressalta, no entanto, que as comissões, reuniões e programas de reparação ajudam, mas que apenas esse processo não adianta.

Ele acredita que é necessária uma mudança de pensamento tanto da população como da mineradora. “É preciso uma conscientização, por parte da população, de que foi realmente um crime, e que é necessário buscar um modelo de mineração mais sustentável e seguro. Também necessitamos que a empresa entenda que não se deve colocar lucro acima de tudo, que é preciso ter responsabilidade no trato do meio ambiente e das vidas humanas”, explicou.

Jovem Pan

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design: John Carlos
Programação: Caio Vidal
Suporte: Agi Comunicação
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!